HISTÓRIA DO TRUCO

Como Jogar TrucoTruco, seis, nove, doze! O truco, um jogo de cartas amplamente conhecido e jogado por todo o país, que diverte muitos estudantes em repúblicas e escolas, além de pais e avôs em praças e clubes, é um dos jogos mais populares do Brasil e, talvez, o segundo jogo mais jogado, ficando atrás apenas do futebol. Por isso é tão importante saber como jogar truco, pois você poderá ter que mostrar o seu conhecimento a qualquer momento, seja em um bar, nochurrasco com os amigos, em alguma festa de república ou nos horários livres entre as aulas da faculdade.

O truco é um jogo folclórico e de alegria, para se jogar em churrascos, encontros com os amigos e reuniões de família. É muito bom para acompanhar aquela cerveja no final de semana. Ele tem muitas características que não existem em outros jogos de baralho. No truco, as pessoas não utilizam dinheiro para apostar, além de ser um jogo que não vicia e que ensina e aprender se divertindo. É um jogo onde a “malandragem“, no sentido bom da palavra, é fundamental, uma vez que você precisará “blefar” constantemente para ganhar uma rodada praticamente perdida ou conquistar mais pontos do seu adversário.

origem do truco é muito discutida pelos historiadores. Especula-se que tenha surgido entre as populações muçulmanas do noroeste da África, porém não há certeza com relação a esse fato. No Brasil o jogo foi popularizado pelos imigrantes italianos, espanhóis e portugueses, inicialmente no estado de Minas Gerais através dos padres jesuítas que, devido ao voto de castidade, não possuíam nenhuma outra forma de divertimento. No início do século 17, alguns bandeirantes aprenderam o truco com os padres e começaram a difundi-lo pelo território brasileiro, a princípio no estado de São Paulo, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações. O jogo se tornou muito popular durante o ciclo do ouro, principalmente nas grandes cidades mineiras da época.

Para saber jogar truco, é preciso conhecer as diferenças entre um amador, um jogador de fim de semana e um truqueiro, pois o truqueiro conhece todos os atalhos e segredos que levam à vitória nesse jogo, pois se tratando do jogo de truco, além de estratégia, sorte e azar, existem inúmeras manhas e trapaças envolvidas, principalmente no estilo conhecido como Manilha Velha.

Um comentário: