sábado, 31 de março de 2012

DOMINGO TEM FINAL DO CAMPEONATO DE TRUCO EM COTIA

O Campeonato Municipal de Truco termina neste domingo. Serão disputadas as semifinais e final a partir das 10 horas na quadra externa do ginásio de esportes.
Iniciado em 12 de março com 180 trios, o campeonato vem atraindo, além dos participantes, um bom público.
Vale lembrar que a premiação é ‘gorda’ e o trio vencedor leva pra casa 5 mil reais. Os vices campeões receberão R$ 2.500, os terceiros colocados R$ 1.500 e os quartos embolsam mil reais, além de troféus e medalhas.

quinta-feira, 29 de março de 2012

TEQUILA




A famosa bebida mexicana é o combustível de muitas noites. O “Shot” – trio Tequila, sal e limão – é item obrigatório na balada de quem gosta de agito em alto grau. Conheça um pouco da história e aprenda a bebê-la da forma tradicional ou em drinks caprichados.

A TEQUILA E SUA FABRICAÇÃO


A sua forma de fabricação é controlada pelo governo do México e o coração de Agave Azul – conhecido como Mezcal – plantado principalmente no estado de Jalisco, no povoado de Tequila, é a matéria-prima do destilado. Aliás, bidestilado. Depois de assado, o coração do Agave se transforma em um açúcar que é fermentado até se tornar vinho, sendo destilado duas vezes para se tornar a Tequila que todos conhecemos.

A verdadeira Tequila tem pelo menos 51% de açúcar de Mezcal e a variação dessa porcentagem influi no sabor da bebida, não necessariamente indicando a qualidade. Veja os tipos específicos de Tequila de acordo com a Norma Oficial Mexicana (NOM):

Tequila 100% Agave
Feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. Tem 5 especificações:

Blanco (Branco)
Tequila clara e transparente, é engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.

Joven ou Oro (Jovem ou Ouro)
É uma Tequila suavizada com corantes e sabores, como caramelo. É a mais usada para fazer as famosas margaritas.

Reposado (Repousado)
Repousando a Tequila Blanco de 2 meses a um ano em barris de carvalho, temos a Tequila Reposado, de aroma agradável e cor amarelo pálido, suavizando o sabor do Agave Azul.

Añejo (Envelhecida)
É a Tequila envelhecida por mais de 1 ano nos barris de carvalho, adquirindo o sabor da madeira e uma cor âmbar.

Reserva
Categoria especial de Tequilas envelhecidas por mais de 8 anos.

O CABALITO

Para apreciar corretamente tenha um “Caballito” por perto. O famoso “copinho de Tequila” de 60ml, uma rodela de limão e um pouco de sal bastam para se tomar a tradicional bebida do México. Mas não pense em virar tudo de uma vez, o correto é tomar pequenos e demorados goles e e logo depois chupar o limão e o sal. Algumas pessoas sujam a boca do copo com limão e sal ou melam a mão com sal e depois chupam o limão, as variações dependem da sua criatividade.
As Tequilas mais chiques como a Reposado e Reserva dispensam qualquer acompanhamento, sendo bebidas puras. Pois é, tem gente que realmente saboreia a Tequila antes do porre.

MARGARITAS, UM BRINDE PARA VOCÊS

Taça de Margarita
Por causa do sabor forte da cachaça mexicana, muita gente se rende a drinks que disfarçam o gosto, mas mantêm o efeito. Quem não conhece a Margarita? Aprenda a fazer a sua:

Receita de Margarita
Ingredientes:
  • Sal
  • 35ml de Tequila
  • 20ml de Cointreau
  • 2 limões 15ml de limão
  • 4 a 5 cubos de gelo pequenos

Coloque a Tequila, o Cointreau, o suco dos 2 limões e os cubos de gelo em uma coqueteleira, agitando bastante. Para servir, molhe as bordas do copo com suco de limão e jogue sal. Agite depois de beber.

terça-feira, 27 de março de 2012

TORNEIO DE TRUCO (14/04/2012)

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES




VEM AI O MAIOR TORNEIO DE TRUCO JÁ REALIZADO NOS ULTIMOS ANOS

No proximo dia 14/04/2012 a ETG irá realizar o grande evento de 2012 com toda certeza. Um evento com organização , ótimo preço de inscrição e excelentes jogadores de truco da capital.

O torneio tem como grande homenagem os 10 anos da conquista de Mané e Minhoca que em 2002 conquistaram o campeonato paulista de truco e 2 anos depois conquistariam o Bi - campeonato em Cerquilho-SP

O torneio marca também a aposentadoria de alguns jogadores da ETG . Sidney e Saboroso se despedem das atividades com baralho pelo fato de IDADE e RESULTADOS.

Prestigiem truqueiros, serão bem vindos .

EM BREVE INSCRIÇÕES ABERTAS.

segunda-feira, 26 de março de 2012

TORNEIO DE TRUCO (21/04/2012)

 
DICAS IMPORTANTES PARA UM CHURRASCO COMPLETO

Churrasco

Cantado pelos sambistas, cultuado pelos gaúchos e apreciado pelos brasileiros. Com exceção dos vegetarianos, o churrasco é sempre 'uma boa pedida' para o fim-de-semana. Seja na lage, seja no restaurante, ele sucesso, independente do lugar em que é feito ou da classe social que o consome. Esta paixão nacional, agora, é ensinada pelo pelo mestre churrasqueiro Jefferson Oliveira.

Ele conta que, para se ter um bom churrasco é preciso escolher os produtos. "É fundamental escolher bem o carvão - tem que ser de eucalipto -, ter sempre em mãos uma pedra para amolar, faca e tábuas -uma para a carne crua e outra para a assada. Para acender o fogo, deve-se tomar cuidado com o álcool que, em contado com o ar, entra, facilmente, em combustão", comenta.
Jefferson alerta ainda que, na horas de fazer o churrasco, a pessoa nunca deve salgar toda a carne. "A gente coloca o sal na carne, apenas, na hora de colocá-la no fogo. Porque, no final, você terá um churrasco muito salgado. Também é necessário ter muita higiene: as mãos devem ser lavadas antes do preparo dos alimentos e, novamente, após as interrupções. Não se deve falar, cantar ou tossir sobre a comida. Se possível, evite os utensílios de madeira", ressalta.

Picanha
De acordo com o mestre churrasqueiro, a picanha é um corte tradicional brasileiro. O formato é triangular e é caracterizada pela capa de gordura que a cobre por inteiro. Segundo Jefferson, esta gordurinha -que para muitos é um pecado - não deve ser retirada, pois, altera o sabor da carne. "O peso da picanha varia de 1 a 1,5 quilo. É bom prestar atenção porque se a peça pesar mais que isso vem com o coxão duro, uma parte do boi menos nobre", alerta o mestre churrasqueiro.

Corte
Você sabia que o jeito de cortar a carne pode significar a diferença entre um bife macio e um mais duro? Segundo Jefferson, o segredo esta no corte feito sempre ao contrário das fibras da carne. "Para fazer isto, basta posicionar a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus em relação às fibras. Esse procedimento garante que a faca faça o trabalho mais difícil, o de cortar as fibras".

Ponto da carne
A carne, malpassada, tem que apresentar, externamente, uma coloração marrom. A parte interna deve apresentar uma cor vermelha-vibrante, crua e suculenta. A temperatura gira em torno de 60 a 65 graus. Se preferir ao ponto, a cor da parte de dentro é rosa. Já a bem passada, a superfície é tostada e não libera suco.

Criação
Os primeiros a colocarem a carne em um espeto e assar na brasa foram os índios, já o desenvolvimento das técnicas é atribuído aos argentinos, brasileiros e uruguaios. Os historiadores destacam que a forma gaúcha de se fazer o churrasco surgiu no início do século XVIII, na chamada região dos pampas.

Jefferson conta que, neste período, os tropeiros - os mesmos que inventaram a forma de fazer o feijão homônimo - carregavam a carne no lombo do burro, com o calor, o suor do animal salgava a carne e, ao colocá-la para assar na brasa, dava com o aspecto de churrasco.


quinta-feira, 22 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

TORNEIO
SÓ TRUQUEIROS 2012
TABOÃO DA SERRA - SP

TORNEIO MUITO BEM ORGANIZADO

CAMPEÕES: ZIMBA TRUCO (SANTA TEREZA - EMBU) CLAUDEMIR, DUDA E LEANDRO)
VICE-CAMPEÕES: BRIGADEIRO (GRAJAU)

AGRADECIMENTOS: AO RUBÃO, MESTRE ZÉ DA CAPOEIRA E VALTER DO BAR.








domingo, 11 de março de 2012

CAMPEONATO DE TRUCO ATRAI CENTENAS DE PESSOAS

Mais de 600 pessoas, entre jogadores e público estiveram na primeira rodada do Campeonato Municipal de Truco, realizado neste domingo (11/03/2012) na quadra externa do ginásio de esportes de Cotia.

Nas mesas, tinha gente de todas as idades e várias mulheres que deram um toque especial ao campeonato. Trios de cidades do interior e Grande SP foram a maioria.